segunda-feira, 16 de março de 2009

Socorrismo - Videos de ajuda




Ao todo, são seis os vídeos disponíveis no portal SAPO, com instruções sobre o que fazer em caso de queimaduras, engasgamento, hemorragias, entre outros, com "conhecimentos acessíveis a qualquer um", que pretendem "demonstrar a simplicidade e a estrutura muito básica deste ensino" que, "através de simples gestos, permitem claramente salvar vidas", afirmou o responsável.

"Trata-se de mais uma iniciativa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que se insere dentro do mandato humanitário" e que conta com uma parceria com o portal de Internet SAPO, explicou Ricardo Almeida, director da escola de socorrismo desta instituição.

O objectivo passa por, "tentar sensibilizar mais a população e a sociedade civil para estas competências que são adquiridas através da formação" desenvolvida nos cursos de socorrismo ministrados pela escola de socorrismo da CVP.

Porém, ambos salientam que a informação contida nestes vídeos não substitui o contacto para o 112.

"Não substitui de forma alguma, porque estes vídeos pretendem sensibilizar as pessoas para a aquisição destas competências e o facto de qualquer pessoa visitar estes vídeos não lhe atribui competência rigorosamente nenhuma", referiu Ricardo Almeida.

In Publico.Pt

Podem ver os videos AQUI.