sexta-feira, 22 de julho de 2016

21 de Julho


Já só faltam 11 tratamentos! Hoje fui à noite. De tarde tiveram um atraso.
Vendo o fim dos tratamentos à vista sinto um misto de alivio e de saudades.
Alivio porque, apesar da radioterapia ser um tratamento "leve", as idas ao Hospital de Braga diariamente têm sido um desgaste físico.
Saudades das pessoas que tenho encontrado___ das funcionárias, dos técnicos e principalmente dos e das colegas de "solário"!
Ali partilhamos a nossa doença, compreendemos bem o que sentimos e damos força a quem nos chega de novo cheia de receios.
Hoje na 2ª sala estava uma senhora de 52 anos. Já a conheço desde há cerca de 1 semana. Tem cancro do colo do útero.
- Nunca quis fazer o tal de papanicolau! Tenho Médico de Familia mas tive sempre vergonha. Ia lá advinhar! - disse ela suspirando
- Fez mal! O papanicolau é um rastreio muito importante que detecta o cancro do colo do útero em fase muito inicial.- respondi
- Comecei a ter hemorragias e tive que ir ao Hospital. Já não me deixaram sair. Fiquei internada e fiz exames urgentes. Ainda não fui operada. Estou a fazer a radioterapia e a quimioterapia. Estou cansada.
- Não fique assim. Agora tem de pensar em vencer esta etapa da sua vida. Concerteza já teve etapas duras na vida que já passsaram. Esta também vai passar.
- Realmente a senhora é muito positiva. Está sempre sorridente.
- É o que tem de começar a fazer. Sorrindo as dores ficam mais leves!
Fomos chamadas para os vestiários e de seguida para o "solário".
À saída passei por outra sala de espera e vi esta linda foto!
Para lá desta frágil ponte existe um horizonte à nossa espera!
Mais um ___ menos um!