sexta-feira, 29 de julho de 2016

29 de Julho


Mais um dia ____ menos um dia!
Hoje na 1ª sala de espera estavam poucas pessoas. Não havia atraso. Entreguei o cartão à Secretária Clinica e sentei-me.
Ao meu lado sentou-se um senhor já conhecido do "solário". De inicio ele era muito calado,introvertido mas com o tempo começou a entrar nas conversas que se geravam entre os outros pacientes. Falamos do atraso de ontem. Mas poucos têm o stress de uma espera.
Pouco tempo depois fomos chamados para a 2ª sala de espera.
Lá já se encontravam duas senhoras, também conhecidas do solário.
Uma delas falou do caso do pai que tinha falecido com um cancro de estomago. Foi operado mas não lhe fizeram nada. Já estava num estadio avançado.
Depois falamos nos Cuidados Paliativos ou na falta deles.
Referi que só 30% dos doentes que necessitam de cuidados paliativos têm acesso a eles. Os outros, ou têm sorte de ir para a uma Unidade de Cuidados Continuados (neste momento estão a fazer o papel de Cuidados Paliativos), ou vão para casa sofrer pois existe medicação que só temos acesso em farmácia hospitalar.
E a vida tem de ser vivida com dignidade e a morte acontecer com dignidade e sempre que possível sem sofrimento desnecessário.
Ali falamos de sofrimento e morte sem constrangimentos ____ "não fales em morte ou em sofrer pois ele/ela tem um cancro, mal ruim" frase que é sussurada cá fora pelos conhecidos, vizinhos e até por familiares. Não é o nosso caso pois pomos o preto no branco e não existem tabus!
Depois do solário fui buscar o cartão à Secretária Clinica e como ela para a próxima semana está no turno da manhã, despedi-me com um abraço e beijinhos.
Vou ter saudades____ como já disse um doce de pessoa!
....
Cheiro com cor
dão as boas-vindas
atenuam a dor
de quem lá chega
....
Já só faltam 5 tratamentos!