quinta-feira, 4 de agosto de 2016

4 de Agosto


Mais um ___ menos um!
Dias após dia estou a chegar ao fim.
Hoje fui à hora habitual. Na 1ª sala estavam várias pessoas entre pacientes e acompanhantes.
Antes de iniciar os tratamentos, dado que nunca tinha estado em nenhum serviço de Radioterapia, fazia outra ideia do ambiente que se vivia nas salas de espera.
A 1ª sala de espera é acolhedora, tem o balcão ao fundo sempre com flores, as pinturas na parede, tem as cadeiras dispostas de várias formas, a televisão funciona e o som está no volume ideal. Tem máquina de água e café. As pessoas na sua maioria estão com uma postura de combate à doença, ao cancro, ao malzinho.
Na 2ª sala de espera, igualmente acolhedora, eramos 5 pessoas: 2 mulheres e 3 homens, todos conhecidos do "solário". Na televisão decorria o jogo Portugal-Argentina no Brasil. Os homens estavam muito interassados no jogo e nós mulheres começamos a conversa.
- Amanhã é o meu último tratamento - disse eu
- Eu só acabo daqui a 10 dias - disse a senhora que tem 36 anos
- Vai ser um instante. Vou ter saudades vossas e dos momentos que aqui passei.
Ela sorriu e disse:
- Aqui fazemos amizades especiais.
- É verdade - respondi
- O que me está a custar é como fica a pele depois do tratamento - disse ela
- Traga o creme e aplique logo após o "solário" (ela riu-se do "solário") no vestiário. Vai ver que a sua pele vai ficar muito melhor. Mas também a minha pele não é como a sua. A sua ainda é novinha e a minha já está calejada da idade.- respondi
Até os homens se riram desta minha tirada.
E chegou a hora de entrar para levar os penúltimos raios daquele abençoado aparelho.
À saída despedimos-nos com o "até amanhã", "as melhoras" e com um sorriso de orelha a orelha.
Passei pela sala onde ficam os doentes que vão de maca e não resisti a tirar esta fotografia da pintura da parede. Transmitiu-me paz e tranquilidade!
Já só falta 1 tratamento.