quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Liberdade _____



"Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância."
Simone de Beauvoir

Luso (agora Luena) e Luanda onde vivi, Malange, Cela, Nova Lisboa (agora Huambo), Lobito e Benguela, Novo Redondo ___ Angola de norte a sul e de este a oeste. Neste grande país aprendi a não deixar nada limitar-me. A terra ensina____ ou a ligação que temos com a terra, com as pessoas e com a natureza. Uma ligação que nem todos poderão sentir pois estarão entretidos com as coisas materiais e fúteis da vida.
Essa ligação com a terra angolana é especial. Já disse que Angola é a minha mãe terra.
Na minha infância e juventude a liberdade foi crescendo em mim. Começou a mais importante: liberdade de pensamento. Li muito, absorvi opiniões, vivências e sem me sujeitar a nenhuma a minha substância formou-se.
Nunca convivi bem com o que se diz "socialmente correcto" porque me limitava, tentava oprimir o meu pensamento e consequentemente definir-me como a maioria!
A minha mãe (minha querida mãe ♥) bem tentou moldar-me ao status de ser menina, rapariga. Não o conseguiu.
A liberdade de ser eu, pessoa,a Kinina, que vim ao mundo, não para "ver andar os outros", mas para viver com rebeldia e com liberdade.
E foi na terra mãe Angola que sorvi a minha substância!
Hoje aqui estou eu, a Kinina, rebelde e irreverente.