domingo, 13 de novembro de 2016

Mais uma etapa ________


"No amor podemos substituir uma pessoa por outra, mas não na amizade, porque cada amigo tem o seu lugar e não podemos substitui-lo."

António Lobo Antunes

Mais uma etapa neste dia a dia contra o cancro, a doença, o malzinho. Esta etapa foi preventiva. Teve que ser. Reconheço que não sou muito cuidadosa comigo. E para não haver surpresas fui sujeita a nova cirurgia.
Mas, como acima referi, a luta contra o cancro, a doença, o malzinho é no dia a dia. Nesta luta a pessoa mais importante é quem a trava. É certo que toda a estrutura da Saúde: Médicos, enfermeiros, administrativos, os exames complementares de diagnóstico e vigilância e os tratamentos são fundamentais. Mas a força de vencer tem vir de nós, portadores de doença oncológica.
A nossa mente comanda o nosso corpo tal como o nosso espírito comanda a nossa vida. E é assim que vou continuar, um dia de cada vez, a ultrapassar etapas na minha Vida.
O meu agradecimento à minha Colega Drª Lucinda da Graça que me vigiou e operou e a toda equipa do Serviço de Ginecologia do Hospital Senhora da Oliveira.
Quero agradecer a todas as pessoas amigas que, através das redes sociais, de mensagens e telefonemas me acompanharam nestes 4 dias.
Agradeço a todos os meus Colegas (Médicos, enfermeiros, Secretários Clinicos e Funcionários) da USF Physis, da USF Novos Rumos e do Centro de Saúde de Vizela pela preocupação com esta cirurgia.
Agradecimento especial à minha familia Vizelense, Goreti, João, Nuno Pinto e Daniela Pinto como à minha Amiga Maria Ivone Pinto Guimaraes.
Não posso esquecer uma pessoa, que entrou mais recetemente na minha vida, mas que me tem acompanhado e apoiado nestas etapas: beijinho grande Alzira Faria.
Mais uma vez o meu irmão António José e minha cunhada Ana Salta se disponibilizaram para estar comigo nestes dias do pós- operatório. Agradeço a Deus me ter proporcionado ser sua irmã.
Agradeço a toda a minha família.
Ao meu filho e minha Estrelinha Nuno Salta e à minha filha e minha Princesa do Sol Nascente Sano Ogawa dedico a minha luta e amor infinito.