quarta-feira, 5 de julho de 2017

O facebook a lembrar _______


"Mais uma caminhada! Mais um tratamento. Na 1ª sala de espera estavam alguns acompanhantes e 2 pessoas para a radioterapia. Logo depois chegou a senhora dos vómitos. Desde que a vi pela primeira vez tem vindo a recuperar a alegria____ nos primeiros dias reparei que carregava o peso da incerteza mas sobretudo do medo. Fiquei feliz de a ver tão bem disposta. Cumprimentou-nos sorridente e sentou-se a falar descontarídamente com o marido e a filha.
Depressa fui chamada para entrar. Na 2ª sala de espera estava uma senhora a esfregar as mãos.
Sentei-me perto dela e começou a conversa. Era o 1º tratamento. Fez uma mastectomia parcial (tirou uma das mamas). Já tinha feito quimioterapia mas devido a uma infecção atrasou a radioterapia. Estava receosa. Descansei-a acerca do "solário" (ela esboçou um sorriso a esta referência). Aconselhei-a a hidratar-se bem, aplicar o creme várias vezes ao dia e pensar que está viva para a vida.
Fomos chamadas para os vestiários e enquanto esperava tirei esta selfie: - Momento em que estou acompanhada de mim, o corpo e a alma. Sendo que a alma é, incontestávelmente, a verdadeira VIDA dentro do invólucro que é o corpo!
Já só faltam 20 tratamentos!"

Maria Resgate Salta - Publicado no dia 5 de Julho de 2016 no Facebook

****

Hoje, dia 5 de Julho de 2017, 1 ano depois _____

O facebook a lembrar ______
Foram 30 dias de radioterapia e no fim fiquei mais rica em sabedoria. Aprendi muito com os meus e minhas colegas de "solário". Pessoas de várias idades com diferentes tipos de cancro, doença, malzinho. Partilhamos as nossas vidas, as nossas dores (e não foram só as físicas), as nossas expectativas, os nossos sonhos e um futuro incerto para todos (com ou sem doença).
E o tempo voou! Depressa cheguei ao último tratamento acompanhada com a saudade dos restantes 29 dias. Agradeço a Deus ter-me proporcionado estes 30 dias na minha vida! Foram e são preciosos!